Rosto de Jesus Cristo é recriado com Inteligência Artificial e impressiona
09/08/2020 20:22 em NA MÍDIA

 

O rosto fiel de Jesus Cristo é um dos grandes mistérios da humanidade, já que não havia fotografia 2.000 anos atrás, e as pinturas que se têm do período não trazem a imagem do Filho de Deu.

Por isso, o fotógrafo e designer digital holandês Bas Uterwijk está dando o que falar no mundo virtual, depois que começou a divulgar rostos de personalidades da história, como Jesus Cristo, recriados através da tecnologia de inteligência artificial machine learning, pelo software Artbreeder.

O processo de produção das imagens é simples de se entender: o software de IA reúne todas as informações possíveis sobre uma pessoa, desde seus traços físicos (cor dos olhos, cabelo, pele, formato do nariz…), até informações geográficas e temporais (local de nascimento e o período de vida, por exemplo), para criar uma figura mais aproximada do que suas conclusões técnicas podem tirar.

O resultado são figuras ultrarrealistas de nomes icônicos da história, recriados completamente por Inteligência Artificial, como o primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, ou até mesmo Jesus Cristo, a foto mais popular até agora.

A grande maioria dos historiadores modernos, inclusive vários que não seguem preceitos religiosos do cristianismo, concordam que Jesus Cristo existiu de fato, tendo nascido em Belém, cerca de 10 km de Jerusalém.

A Bíblia Sagrada não traz nenhuma pista concreta sobre como era a aparência física de Cristo, e só menciona que ele não se destacava da multidão, era alguém “comum”.

Como Jerusalém se localiza no Oriente Médio, um homem “comum” de sua população média seguiria mais ou menos o mesmo padrão corporal dos habitantes da região, considerado pelo software usado por Uterwijk, que concluiu que Jesus Cristo era um homem com tons de pele negra e feições faciais mais evidentes, contrastando com a imagem do “Jesus Europeu”, em que o Filho de Deus é retratado como alguém branco, dos olhos claros.

Créditos Portal diante do Trono 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS